Domingo, 25/08/2019 - 21:23

Central do cliente




Notícias

Texto


Mitos da Internet Via Radio

16 de Outubro de 2017 - 11:17 | Postado por: Bruno Satim

Algumas pessoas quando ouvem falar em internet “via rádio” torcem o nariz acreditando ser sinônimo de má qualidade, vamos falar um pouco dos mitos criados em torno deste meio de transmissão e desmistificar a tecnologia.

Quando chove a internet cai.

Mito – A chuva em sí não tem capacidade para derrubar o sinal na frequência que as operadoras utilizam, esse mito surgiu devido a muitas operadoras não darem atenção a detalhes nas instalações das torres, por exemplo má isolação em conexões permitindo a entrada de água, ou ainda no backup de energia e falta de aterramento, essas são as causas mais comuns. Os problemas não são causados pelas chuvas diretamente, mas estão associados.

Internet via rádio é lenta.

Mito – Com a tecnologia aplicada nos rádios hoje temos maior capacidade de banda até que a tecnologia ADSL2, o que ocorre neste caso muitas vezes é falta de atenção pela operadora na instalação, detalhes como alinhamento, qualidade do cabo, escolha correta da antena, superlotação da base fazem a diferença. Outra ponto importante é o cliente ter ideia se o plano contratado supre suas necessidades.

Internet via rádio transmite muitos vírus.

Mito – A internet é a mesma independente do meio que se usa para transmiti-la, rádio, cabo ou fibra, a disseminação de vírus de computador é algo que o usuário deve se proteger instalando um bom antivírus independente de qual meio utilize para acesso a internet. O provedor não pode interferir no tráfego da internet, pois seria quebra de sigilo, ou seja nós não podemos ver o que está sendo levado para o cliente independente se é informação útil ou um vírus.

Conclusão.

A internet “via rádio”, quando implementada corretamente e respeitando as normas, funciona tão bem quanto qualquer outro meio de transmissão, um exemplo disso são os celulares que funcionam “via rádio” também, e que grande parte das telecomunicações no Brasil funcionam por ondas de rádio, pois é o meio mais rápido para se ligar um ponto ao outro, então pense bem, mesmo que receba sua conexão via cabo os dados podem estar passando por rádio em alguma parte do caminho sem que você perceba.

Qualquer dúvida é só falar.

ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA
Conect Internet Via Radio
Seu endereço IP: 172.30.1.16
PÁGINA ANTERIOR
TOPO DA PÁGINA
WebMikrotik